São Paulo / SP - segunda-feira, 29 de abril de 2024

Login para pacientes

Clique no botão "Acessar" para visualizar seus documentos médicos.

Acessar

Glaucoma


É uma doença do nervo óptico progressiva, geralmente silenciosa e que ocasiona perda do campo visual, podendo levar à cegueira irreversível. Acomete, na maioria dos casos, pessoas acima de 40 anos, porém também pode ser diagnosticada em crianças e jovens.

Apresenta alguns fatores de risco como hereditariedade, uso de corticosteróides, histórico de trauma ou inflamação e, como principal, o aumento da pressão intraocular..

O glaucoma pode ser de ângulo aberto ou fechado, secundário a algum processo inflamatório, além das formas congênitas e juvenis.

O diagnóstico precoce é fundamental para um bom resultado visual a longo prazo. Podemos detectar ou, pelo menos, suspeitar dessa patologia através dos exames: tonometria (medida da pressão intraocular), gonioscopia e fundo de olho.

Alguns exames podem auxiliar na confirmação da suspeita, orientar o tratamento e detectar progressão da lesão como, por exemplo, campo visual , topografia de coerência óptica (OCT) , paquimetria ultrassônica e estereofoto de papila.

O tratamento pode ser clínico ou cirúrgico, através de procedimentos com laser ou cirurgias convencionais.

A indicação de cada tratamento depende do tipo de glaucoma e da evolução da doença.